A ação repressiva do Estado Novo em José Régio

2017/04/11

Está patente ao público, no Auditório Municipal, a exposição “A Acção Repressiva do Estado Novo na Vida e na Obra de José Régio”, organizada pelo Centro de Estudos Regianos.

Esta mostra dá a conhecer uma das facetas menos divulgadas da personalidade do ilustre escritor vilacondense, enquanto homem e intelectual, versando as suas opções de carácter ideológico cívico e político, face ao regime repressivo da Ditadura que acompanhou o decurso de toda a sua vida adulta.

O trabalho foi baseado, sobretudo, na expressão do pensamento político de Régio, colhido, tanto nas Páginas do Diário Íntimo, como nas cartas trocadas com familiares e amigos, e ainda nas inúmeras colaborações em periódicos.

Destaca-se a ação da censura sobre a sua produção literária, particularmente sobre a obra ficcional e sobre a encenação das obras teatrais, como também sobre as intervenções cívicas e políticas, estando documentado, sempre que possível, com materiais alusivos aos acontecimentos (publicações, panfletos, manifestos, fotografias, cartas, petições, etc.).

Nesta mostra, que tem caráter itinerante, está documentada a trajetória vivencial deste escritor de eleição, que prezava a liberdade, a autenticidade e os valores morais, cívicos e democráticos.

Para ser visitada até 29 de abril, de terça a quinta das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00, à sexta das 14h30 às 19h00 e das 20h30 às 00h00 e ao sábado das 14h30 às 19h00 e das 20h30 às 23h30.

Entrada livre