Passar para o Conteúdo Principal

imagem

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Cortinas de Sacrário em Renda de Bilros

Cortinas 1 736 2500
04 Abril 2017

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês”, e assinalando-se a 16 de abril a celebração da Páscoa, o Museu de Vila do Conde selecionou para exposição, nos Paços do Concelho, um conjunto de Cortinas de Sacrário em renda de bilros, na qual se apresentam os principais símbolos eucarísticos: o pão e o vinho.

Trata-se de uma peça de forte carga simbólica, executada com 800 bilros pela rendilheira Maria da Guia Monteiro, e apresentada a Concurso Nacional de Artesanato pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Cortinas de sacrário em ponto de pano, meio ponto e salientes, sobre um fundo de torcidos cruzados alternadamente, rematando nas extremidades inferiores com recortes arredondados em ponto de pano e torcidos. Forma uma composição de pendor vegetalista pelo predomínio dos bagos de uva e das espigas de trigo, na qual se destaca a representação do cálice encimado pela hóstia com o monograma de Jesus Salvador dos Homens – “JSH”, numa alusão à Última Ceia, rematando superiormente pela figura de uma pomba, alusão ao Espírito Santo.

Esta peça poderá ser apreciada de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h

 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação