ARS Norte não assume compromisso de novo hospital

2017/03/28

A Administração Regional de Saúde do Norte tornou pública, ontem, a sua posição de que “não pode assumir” a construção de um novo Centro Hospitalar para Vila do Conde e Póvoa de Varzim, devido a “constrangimentos orçamentais”.
O seu Conselho Diretivo acrescenta, na mesma nota informativa, que, “não estando em causa a possibilidade de tal pretensão no futuro poder vir a ser satisfeita, nesta fase não é possível assumir tal compromisso”.
A Administração Regional de Saúde do Norte refere ainda que “está a decorrer um levantamento de necessidades, de modo a que, no mais curto espaço de tempo praticável, possa ser efetuado o investimento necessário e, neste momento, financeiramente possível”.
Perante esta nota pública, e não obstante parecer continuar em aberto o dossiê dum novo Centro Hospitalar, a Câmara Municipal de Vila do Conde volta a referir que está absolutamente contra uma política de “remendos” nas atuais instalações, que estão, como é sabido, claramente degradadas, e continua a defender ser absolutamente necessário criar condições para o bom atendimento dos cerca de 200.000 utentes e para o desempenho dos excelentes profissionais que ali exercem funções.
Não havendo um limite temporal para a decisão em relação a futuras instalações, continuamos a defender que, havendo um hospital novo e provido de excelentes condições, situado em Vila do Conde, como é o caso dos Hospitais do Senhor do Bonfim (HSB), deve ser devidamente ponderada com o proprietário a utilização de parte dos seus espaços, como hospital público, em regime de arrendamento (como acontece atualmente com os dois hospitais, alugados às Misericórdias), e assegurando total independência de funcionamento.
A ser possível este acordo, transferindo-se para os HSB os serviços e os profissionais do Centro Hospitalar, e implementando-se uma rede eficiente de transportes, estaria encontrada uma rápida solução intermédia, em excelentes condições de funcionamento, com evidentes vantagens para profissionais e utentes. Seria também uma medida de prevenção relativamente a qualquer desenlace futuro, que venha de novo a colocar a inadmissível hipótese de transferência destes serviços para o Hospital Pedro Hispano.
A Câmara Municipal manifesta a sua convicção de que o assunto não deixará de ser tido em conta pelo Ministério de Saúde, no âmbito das conclusões do Grupo de Trabalho que foi recentemente criado por Despacho do Secretário de Estado da Saúde, e que “deve apresentar, até ao dia 15 de abril de 2017, o respetivo relatório final, a fim de habilitar a uma decisão política sobre a matéria em apreço”.