Formação para voluntários muito participada

2017/03/28

O Banco Local de Voluntariado de Vila do Conde (BLV_VC), enquadrado pela Câmara Municipal de Vila do Conde, levou a efeito no passado dia 25, na Biblioteca Municipal José Régio, uma Ação de Formação para voluntários subordinada ao tema, “Voluntário Hoje – perfil e competências”, que foi muito participada.
Esta formação, que vai já na sua 10.ª edição, destinou-se aos Voluntários inscritos no BLV_VC, e teve por objetivo, contribuir para o desempenho qualificado da prática de Voluntariado, promovendo nos Voluntários competências básicas para o exercício do Voluntariado.
Com a participação do Conselho Nacional de Promoção do Voluntariado (CNPV), contando com a Dr.a Maria Elisa Borges como formadora e também com a psicóloga, Dr.a Ana Oliveira, voluntária do BLV_VC, foram abordados temas que abrangeram desde os conceitos e enquadramento jurídico do Voluntariado, como competências sociais e pessoais para o seu exercício, até pequenos filmes sobre boas práticas.
O BLV_VC, implementado pela Autarquia desde Janeiro de 2009, é um espaço de encontro entre as pessoas interessadas em serem Voluntárias e as Organizações/Entidades promotoras de voluntariado, visando incentivar e promover o trabalho voluntário no Concelho.
Neste sentido, chama-se a atenção que é necessário haver entidades/instituições interessadas, com projetos e programas, para enquadrar os voluntários.
É de referir que o BLV_VC realizou já Ações de Sensibilização/ Informação para as Instituições do concelho (IPSS’s, Associações, Agrupamentos Escolares, Juntas de Freguesia, serviços de saúde,…), “Voluntariado – a sua importância nas instituições”. Estas iniciativas tiveram como objetivo sensibilizar as instituições públicas e privadas para o interesse no enquadramento de Voluntários como contributos na dinâmica, cooperação e vitalidade das organizações, assim como numa participação ativa de cidadania, para uma sociedade mais solidária e fraterna.
Todas as Instituições interessadas poderão contactar o BLV_VC que lhes prestará as informações e o apoio para o enquadramento de voluntários.