Cerca de 10.000 pessoas celebraram o Dia de Vila do Conde

2017/03/27

Cerca de 10.000 pessoas visitaram o Mosteiro de Santa Clara, que abriu portas ao público, excecionalmente, no passado fim de semana, no âmbito da comemoração do Dia de Vila do Conde, celebrando, desta forma, os 1064 anos da primeira referência escrita conhecida a Vila do Conde – Villa de Comite.
Durante a tarde de sábado, o Mosteiro de Santa Clara foi também palco da sessão de apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Conde, uma cerimónia que foi presidida pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, e que contou ainda com as presenças, entre outras individualidades, do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Dr. Jorge Magalhães, do Diretor Regional de Cultura do Norte, Dr. António Ponte, do Vogal da CCDRN, Eng.º Jorge Nunes, e do Presidente do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, Dr. Jorge Costa.
Perante uma sala repleta, em que marcaram presença o Executivo Municipal, Presidentes de Junta, Deputados Municipais e outros autarcas, diversos convidados, foi particularmente notada a presença do Padre Mendes e de vários ex-alunos da Escola de Santa Clara, bem como de centenas de vilacondenses, que corresponderam ao convite público que lhes foi endereçado.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila Conde é um documento fundamental na implementação das políticas de Turismo, uma das grandes apostas da Autarquia, e foi elaborado com a participação de diversos vários parceiros, num trabalho conjunto que visa captar investidores, comércio local e agentes intervenientes de promoção e dinamização turística.
O documento, apresentado em linha com as estratégias da Turismo do Porto e Norte de Portugal, avança três segmentos de oferta turística com maior potencial: as estadas de curta duração, a captação dos peregrinos dos Caminhos de Santiago, e o turismo residencial. O Plano refere a cultura, património, lazer, praia e comércio como alguns dos pontos que servem de atração para os turistas, apontando o mercado nacional, mas também o espanhol e o centro e norte da Europa, como alvos de campanhas de divulgação. É efetivamente uma ferramenta da máxima importância, que enquadra a situação atual, define as áreas de intervenção e estabelece os meios a desenvolver para obtenção dos indispensáveis resultados.
A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, realçou que “fazia muito falta a existência de um Plano Estratégico para o Turismo, como suporte e alavanca do desenvolvimento económico do nosso município”, acrescentado que, para isso, “é absolutamente necessário criar estratégias para aumentar os fluxos turísticos, com a implementação de políticas adequadas e a monitorização de resultados”.
A Dra. Elisa Ferraz referiu ainda que, com a aposta neste Plano, objetiva-se “transformar Vila do Conde num município turístico de eleição, distinguindo as nossas potencialidades e diferenciando-os de outros destinos potencialmente concorrentes”, acrescentando que “o documento traça o cenário e lança pistas, mas não dispensa a intervenção decisiva da iniciativa privada”.
No final desta sessão de apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Marketing Turístico de Vila do Conde, que foi antecedida pela representação, no exterior do Mosteiro, de um excerto do espetáculo “Um porto para o Mundo”, a Presidente da Câmara, em declarações à Comunicação Social, referiu que “o edifício do Mosteiro de Santa Clara é do Estado, e não compete ao Município decidir sobre a sua utilização”, afirmando, todavia, ter conhecimento que, neste momento, “ existe um investidor muito interessado no espaço, com a finalidade de ali instalar uma unidade hoteleira e um centro de congressos”.
Recorde-se que o Mosteiro de Santa Clara, ex-libris de Vila do Conde, foi recentemente integrado no programa “Revive”, criado pelo Governo com verbas europeias, que pretende recuperar e dar uma nova utilização a vários monumentos históricos do país.