Albergue de Santa Clara comemora um ano de atividade

2017/03/16

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, esteve, ontem, presente na comemoração do 1.º aniversário de atividade do Albergue de Santa Clara, acompanhada da Vereadora Dr.ª Lurdes Alves.
A Dr.ª Elisa Ferraz aproveitou o momento para felicitar toda a equipa municipal e o grupo de voluntários que diariamente contribuem para o sucesso e implantação do Albergue de Santa Clara. Destacou ainda a extrema importância que este equipamento tem tido no desenvolvimento dos Caminhos de Santiago, promovendo a sua qualificação e ajudando a melhor servir quem passa pelo concelho de Vila do Conde em direção a Santiago de Compostela.
Desde a sua abertura, este projeto já recebeu 2691 peregrinos, de 51 nacionalidades diferentes e provenientes de 5 continentes. A nacionalidade com maior número de peregrinos corresponde à Alemã, com 735, seguidos dos Polacos 289, com, e dos Italianos, com 146, seguidos de Holandeses, com 135, de Espanhóis, com 134 e de Americanos, com 126. De destacar que o albergue recebeu peregrinos de nacionalidades pouco comuns nos Caminhos de Santiago como são os Indianos, os Iranianos, os Israelitas, os Sul-Coreanos, os Japoneses, os Malaios, ou os Tailandeses.
As mulheres representam 57,5% total das dormidas, enquanto os homens são 42,5% do total.
A maioria dos peregrinos inicia a sua caminhada na cidade do Porto (2218), seguidos dos que preferem Lisboa (118). Regista-se igualmente um número crescente de peregrinos que estão a fazer a caminhada de regresso, partindo de Santiago de Compostela (48). De Vila do Conde partiram 7 neste primeiro ano, enquanto os que ligaram Fátima a Santiago foram 13.
O nível de satisfação dos peregrinos para com o edifício é muito elevado, tal como se poderá comprovar pela leitura dos comentários deixados no livro de registos do albergue. Mas a dimensão humana de quem os recebe é igualmente importante para a sua satisfação, como fica demonstrado nas inúmeras mensagens de satisfação e de reconhecimento do trabalho executado pelos funcionários do albergue e pelo apoio que os voluntários lhes têm prestado.
Um outro ponto destacado pelos peregrinos é o nível de higiene do espaço. Este trabalho tem sido executado de forma exemplar por duas utentes do MADI, em contexto de formação, ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Vila do Conde.
Este projeto foi apoiado pelo Norte 2020, através da candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa”, feita conjuntamente com outros 9 municípios. O sucesso deste equipamento poderá também ser medido por comparação do indicador de medida apresentado na candidatura e o valor real. A candidatura previa que, em 3 anos, o equipamento recebesse 3000 peregrinos. Neste primeiro ano de atividade o valor contratualizado com o Norte 2020 já atingiu 88,8% daquele valor.
Durante a comemoração houve um momento reservado à celebração de um protocolo de colaboração com o Centro de Estudos Jacobeus, que este representado pela sua presidente, Dr.ª Maria da Graça Sanches da Gama
A todos os peregrinos: Bom Caminho.