Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Obra "Jacob e o Anjo" de José Régio em exposição durante o mês de março

Jacob e o anjo 1 736 2500
02 Março 2017

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, comemorado a 27 de março, e dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês”, o Museu de Vila do Conde selecionou a obra de Teatro Jacob e o Anjo, da autoria de José Régio, publicada em 1940.

A génese da obra assenta em dois pilares fundamentais: o episódio bíblico da luta de Jacob com o Anjo de Deus (Gen.XXXII) e uma intriga intencionalmente não fixada num tempo histórico, mas sustentada no episódio da História de Portugal, do malogrado D. Afonso VI, rei fraco, defeituoso e demente, que se vê destituído do poder, ficando em prisão domiciliária até ao fim da vida. O velho mito do Antigo Testamento confere a elevação espiritual ao conteúdo dramático e existencial do ser humano, aqui retratado na figura histórica do rei português.

São demasiado evidentes a apetência e o interesse de Régio, manifestos desde sempre, em torno de tudo o que tem a ver com a arte dramática.
Sempre Régio entendeu o teatro como sendo uma criação artística que não dispensa a presença do público, isto é, que só se completa com a sua realização em palco, não significando, no entanto, a desvalorização do texto dramático e do seu autor.
“...o texto literário é o que preexiste no espetáculo teatral. Para literalmente se exprimir, o poeta dramático, dispensa o actor ou o encenador”.

Esta obra pode ser apreciada nos Paços do Concelho de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-454 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação