Obra 'Jacob e o Anjo' de José Régio em exposição durante o mês de março

2017/03/02

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, comemorado a 27 de março, e dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês”, o Museu de Vila do Conde selecionou a obra de Teatro Jacob e o Anjo, da autoria de José Régio, publicada em 1940.

A génese da obra assenta em dois pilares fundamentais: o episódio bíblico da luta de Jacob com o Anjo de Deus (Gen.XXXII) e uma intriga intencionalmente não fixada num tempo histórico, mas sustentada no episódio da História de Portugal, do malogrado D. Afonso VI, rei fraco, defeituoso e demente, que se vê destituído do poder, ficando em prisão domiciliária até ao fim da vida. O velho mito do Antigo Testamento confere a elevação espiritual ao conteúdo dramático e existencial do ser humano, aqui retratado na figura histórica do rei português.

São demasiado evidentes a apetência e o interesse de Régio, manifestos desde sempre, em torno de tudo o que tem a ver com a arte dramática.
Sempre Régio entendeu o teatro como sendo uma criação artística que não dispensa a presença do público, isto é, que só se completa com a sua realização em palco, não significando, no entanto, a desvalorização do texto dramático e do seu autor.
“...o texto literário é o que preexiste no espetáculo teatral. Para literalmente se exprimir, o poeta dramático, dispensa o actor ou o encenador”.

Esta obra pode ser apreciada nos Paços do Concelho de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.