Peça de Barro do Figurado de Barcelos em exposição nos Paços do Concelho

2017/02/01

Dando continuidade à iniciativa “A Peça do Mês” e tendo em conta que em fevereiro se festeja o Carnaval, o Museu de Vila do Conde selecionou uma figura de barro policromado, referente ao Figurado de Barcelos, da autoria da barrista Rosa Côta, que juntamente com outras peças da mesma colecção, integram o espólio da Casa José Régio.

Sendo o Carnaval uma festa pagã, onde quase tudo é aceite, toda a folia carnavalesca é também representada no Figurado por diversos barristas que tão genuinamente modelam as suas peças. O Figurado de Barcelos distingue-se de qualquer outra produção, assumindo características peculiares, tanto nas formas como nas cores.

O Figurado representa uma forma popular de expressão artística que continua "viva" e se materializa através do barro, expressando e retratando a evolução da nossa sociedade e as tradições que lhe estão inerentes, nos domínios cultural, etnográfico, económico e religioso.

Esta peça pode ser apreciada nos Paços do Concelho de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h.