34.º aniversário do falecimento de Julio

2017/01/17

Assinalam-se hoje 34 anos sob o falecimento de Júlio Maria dos Reis Pereira, pintor Julio e poeta sob o pseudónimo Saul Dias.

Também este ano comemoram-se os 90 anos da "presença – fôlha de arte e crítica", da qual foi assíduo colaborador, contribuindo para a difusão dos valores doutrinários da revista, dos quais sobressaem a liberdade de criação e a independência da arte em relação a qualquer poder, fundamentalmente face ao regime ditatorial e totalitário que se vivia neste período da História em Portugal.

No mesmo mês em que assistimos ao desaparecimento de Mário Soares, destacamos dois livros da sua autoria, "Portugal Amordaçado" e "Portugal: Quelle Revolution?", que fazem parte da biblioteca de Julio Saúl Dias.

Fruto da amizade e camaradagem do Eng.º Júlio Maria dos Reis Pereira e do Dr. Mário Soares, as dedicatórias presentes nesses livros são testemunho incontornável dos princípios doutrinários e ideológicos que uniam estas figuras ímpares do panorama intelectual e cultural do século XX português.