Aprovada a candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”

2016/09/20

A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, esteve, ontem, na cerimónia de assinatura do termo de aceitação da candidatura “NORTE-04-2114-FEDER-000138 - Valorização dos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa”. Na cerimónia também esteve presente o Vereador Dr. José Aurélio Baptista, bem como do Dr. Pedro Brochado de Almeida, técnico do município que tem desenvolvido este projeto em Vila do Conde.
Esta candidatura foi feita conjuntamente com as Câmaras Municipais do Porto, de Matosinhos, da Maia, da Póvoa de Varzim, de Esposende, de Viana do Castelo, de Caminha, de Vila Nova de Cerveira e de Valença. O seu objetivo principal é o de criar condições para o desenvolvimento sustentado do Caminho Português da Costa, aproximando-o das condições oferecidas pelo Caminho Francês.
No total foi atribuída uma verba 1.692 939,83€, que será comparticipada a 85% e que terá de ser executada até 2018. A Vila do Conde cabe uma parcela superior a 228 mil Euros.
Esta verba servirá para recuperar o valor investido pelo Município no Albergue de Santa Clara. De igual modo, servirá para dinamizar um conjunto de ações conjuntas e que incluem a uniformização da sinalética, a criação de um site e de uma app para o Caminho Português da Costa e o desenvolvimento de uma imagem e de uma estratégia de comunicação.
A cerimónia foi presidiada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, tendo-se seguido uma breve apresentação do projeto e o ato formal da assinatura do termo de aceitação. O encerramento esteve a cargo do Dr. António Ponte, Diretor Regional de Cultura do Norte.