Feira celebrará 500 anos do foral manuelino

2016/08/24

A 10 de setembro de 1516 D. Manuel I outorga o foral de Vila do Conde. Quinhentos anos depois a Câmara Municipal de Vila do Conde tem vindo a desenvolver, ao longo do ano de 2016, um conjunto de eventos com vista à celebração deste importante momento da história do concelho, sendo a feira quinhentista, a decorrer nos próximos dias 17 e 18 de setembro, na Praça Vasco da Gama, junto aos Paços do Concelho e à Igreja Matriz, um dos momentos altos destas celebrações.

Nestes dias Vila do Conde recuará 500 anos no tempo até à época manuelina, cuja ação do monarca foi determinante para a história deste burgo. Com toda a animação, feira gastronómica e de artesanato, recriações históricas a cargo da Associação Velha Lamparina e a participação do elenco “Um Porto para o Mundo”, o Município de Vila do Conde espera receber nesse fim de semana milhares de pessoas que se deixarão levar nesta viagem histórica, indo ao encontro de D. Manuel I e da sua comitiva régia. Serão recordados os momentos em que o rei passa por Vila do Conde aquando da peregrinação a Santiago de Compostela e dá o impulso determinante para a construção da igreja matriz, ou quando se dá a chegada do emissário régio a Vila do Conde com o riquíssimo foral manuelino que ainda hoje se encontra em excelente estado de conservação à guarda do Arquivo Municipal.

Na feira quinhentista poderá cunhar uma moeda, assistir a espetáculos de falcoaria, fogo, bailarinas, serpentes, malabares, torneios, acampamentos, entre tantas outras ofertas… Os motivos serão mais que suficientes para fazer de Vila do Conde, por um fim de semana, uma cidade quinhentista!

Horário:
Sáb – 11h às 24h