Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Espetáculo “Um Porto para o Mundo” regressa para o ano

2016/08/23

Povo de Vila do Conde, “homens e mulheres com um coração tão grande como um porto, um porto de braços abertos para o mundo”. Quem o dizia era Neptuno, o mitológico Deus do Mar, a personagem central da 2ª edição do maior espetáculo musical de teatro de rua do país, "Um Porto para o Mundo".

Esta mega encenação que, ao longo de 5 noites, levou até ao Cais da Alfândega 6000 espectadores tem já o seu regresso confirmado para o próximo ano e garantida a realização em 2018, conforme anunciou a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, no final do espetáculo de ontem. Na sua intervenção, a Dr.ª Elisa Ferraz agradeceu ao público, aos "vilacondenses que, voluntariamente, se entregaram de alma e coração à construção deste espetáculo" e a todos os elementos que, em equipa, alcançaram um resultado brilhante.

Numa coprodução entre a Câmara Municipal e a Companhia de Teatro Lafontana – Formas Animadas, encenação de Amauri Alves, dramaturgia de José Coutinhas e composição musical de Flávio Medeiros, Vila do Conde apresentou um espetáculo onde 400 participantes deram vida à história de um povo que deu “novos mundos ao mundo”.

Nesta encenação foram homenageados pescadores, “homens astutos, fortes e destemidos”, peixeiras, “mulheres que apregoam o bom pescado que vem do mar”, trabalhadores da construção naval que construíram “enormes e belas caravelas que sulcaram os mares nunca dantes navegados” e mercadores que fizeram “crescer a nossa terra”. “Vila do Conde cresceu tanto que se tornou numa das mais importantes terras do Reino de Portugal”.

Da história da nação mereceram destaque os reis da época dos descobrimentos, “três figuras que jamais serão apagadas da memória: D. João I começou, os homens ao mar enviou; mais tarde D. João II foi mais longe pelo mundo; D. Manuel, o primeiro, foi o monarca marinheiro, tudo o que quis aconteceu e Portugal enriqueceu”.

Também os navegadores, “bravos portugueses, heróis do mar, heróis do mundo” entraram em cena: Gil Eanes, Diogo Cão, Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Fernão de Magalhães mostraram a sua “ousadia, coragem e determinação”.

Sendo o mar o tema central de toda a encenação, a personagem “Maria Vileira” retratou a dura vida da gente que dele se sustenta e a profunda tristeza das mulheres e famílias que nele perdem os seus homens.

E como este ano celebramos os 500 anos do Foral manuelino, o espetáculo terminou em apoteose com a chegada a Vila do Conde, “a 10 de setembro de 1516, enviado da nossa coroa, por D. Manuel de Lisboa, o esperado Foral novo”.

Fotografias: JPedro Martins

1
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia