Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Mural da seca do bacalhau em fase de conclusão

2016/08/18

Vila do Conde tem mais um motivo de atração. Falamos do mural de arte urbana executado na antiga zona da seca do bacalhau, cuja conceção artística é da autoria de Isabel Lhano.

São cerca de 500m2 de área que deram lugar a uma tela gigantesca, na rua, onde se recupera a memória da atividade que se desenvolvia no século passado em Vila do Conde, designadamente neste local.

Se a arte urbana, agora tão em voga num sem número de cidades europeias, tem por objetivo dignificar espaços abandonados ou edifícios devolutos, dando-lhes uma nova roupagem, chamando a atenção para os mesmos, trazendo a arte para a rua, fora do seu contexto expectável de museu ou galeria de arte, democratizando-a, tornando-a mais próxima de todos que pelas ruas circulam, acresce ainda o facto de, neste caso, aqui se registar, ainda que de forma efémera, o que durante anos neste local se praticava. Eram as mulheres vilacondenses que dedicavam anos da sua vida à seca do bacalhau que chegava da faina piscatória dos mares do norte e que aqui via o seu ciclo concluir-se.

E foi este o motivo de inspiração para Isabel Lhano, a conceituada artista vilacondense que concebeu o projeto artístico deste mural de arte urbana, executado pelo Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde, por Marco Castiço e o filho da pintora. O traçado urbano da cidade, com a capela do Socorro, o aqueduto e o mosteiro de Santa Clara ao fundo marcam a paisagem de Vila do Conde. Depois, os pormenores da seca do bacalhau com as mulheres em silhueta que durante as suas vidas aqui laboraram. E porque é de uma homenagem a essas mulheres que efetivamente se trata, em grande destaque encontramos um rosto de uma mulher, pelo traço inconfundível de Isabel Lhano. Duvidas houvesse e valter hugo mãe dissipá-las-ia com o seu texto “Este foi o mar das mulheres. Aqui se glorificaram e aqui naufragaram”.

Ainda não visitou? Aproveite para assistir à conclusão deste extraordinário trabalho de arte urbana, durante o próximo fim-de-semana, onde mãe e filho, de forma inédita do nosso país, transformam por completo o aspeto deste edifício devoluto da antiga seca do bacalhau. Não perca a oportunidade de conhecer este projeto artístico criado no âmbito da revitalização deste espaço promovido pela Câmara Municipal de Vila do Conde.

Fotografias de JP Martins

11
22
33
44
55
66
77
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia