Máquina fotográfica de Carlos Adriano em exposição nos Paços do Concelho

2016/08/01

No dia 19 de agosto comemora-se o Dia Mundial da Fotografia motivo pelo qual o Museu de Vila do Conde selecionou para "Peça do Mês" uma máquina fotográfica que pertenceu ao Estúdio de Fotografia Adriano e que, atualmente, faz parte do acervo do Arquivo Municipal de Vila do Conde.
A peça estará patente ao público nos Paços durante o mês de agosto, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.
A Câmara Municipal de Vila do Conde adquiriu o espólio do Estúdio de Fotografia Adriano, integrando o acervo do Arquivo Municipal de Vila do Conde, sendo este constituído por vários equipamentos, mobiliário, documentos e milhares de imagens em diferentes suportes fotográficos e formatos variados que se encontravam em avançado estado de degradação.
O dia 19 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Mundial da Fotografia porque nesta data, no ano de 1939, a Academia de Ciências de França divulgou a descoberta do Daguerreótipo, como sendo o primeiro processo viável e permanente de capturar imagens na câmara escura.