Receção ao Emigrante é para repetir

2016/07/29

Decorreu ontem no Salão Nobre dos Paços do Concelho a primeira receção oficial ao Emigrante promovida pela Autarquia, cerimónia que foi presidida pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada do Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Luís Carneiro, e da Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Dr.ª Catarina Marcelino, entre outras individualidades.
A Presidente da Câmara Municipal explicou as razões que motivaram o Executivo Municipal a realizar esta iniciativa, sublinhando que “Vila do Conde foi e é uma terra ligada à emigração, tendo-se registado, ao longo dos anos, um forte fluxo transatlântico e europeu, que deu origem a grandes comunidades, fixadas sobretudo no norte do Brasil e na Europa Ocidental. Sabemos que todos ou quase todos sonham regressar às suas origens, quer para viver, quer para investir. Com as condições que estamos a criar, ficaremos mais capazes de lhes prestar o devido apoio”. A Dr. Elisa Ferraz referiu depois que “temos aqui hoje connosco emigrantes do Luxemburgo, de França, da Suíça e dos Estados Unidos. Houve muitos outros que nos contactaram e gostariam de estar presentes, mas não o puderam fazer porque só regressam de férias no próximo mês. Por essa razão, dou a conhecer que existe a intenção por parte da Câmara Municipal de repetir esta Receção ao Emigrante já no próximo ano, durante o mês de agosto, a fim de que seja possível reunir ainda mais gente em Vila do Conde”.
A cerimónia acolheu ainda a assinatura de dois protocolos relacionados com as comunidades portuguesas no estrangeiro.
Após a abertura do Gabinete de Apoio ao Emigrante pela Município de Vila do Conde, em 2006, o protocolo de segunda geração, agora assinado entre a Câmara Municipal de Vila do Conde e a Secretaria de Estado das Comunidades, vem reforçar os serviços já existentes no Gabinete, acrescentado meios e informações para apoios económicos a emigrantes que queiram abrir negócios na terra de onde são originários, ou outros que daqui queiram expandir os seus negócios para o estrangeiro. O espaço, a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, tem agora ao serviço uma equipa que se envolve em processos relacionados com Finanças, Segurança Social, IAPMEI, Turismo e Gabinete de Apoio ao Investimento da Diáspora. Tal como explicou o Secretário de Estado das Comunidades, Dr. José Luís Carneiro, o Gabinete existe para dar resposta mais rápida aos problemas com que se deparam os emigrantes espalhados pelo mundo.
O segundo protocolo, que ontem foi formalizado, objetiva a cooperação entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, a Associação Mulher Migrante e o Alto Comissariado para as Migrações, tendo em vista a promoção e devida valorização da Igualdade entre as comunidades e a construção de uma sociedade mais justa, numa forte aposta do Governo Português, que foi claramente transmitida pelo Secretário de Estado das Comunidades e pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

imagemimagemimagem