Sábado de descoberta em Vila Chã

2016/07/21

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) promove este sábado, na freguesia de Vila Chã, um percurso à descoberta da biodiversidade, em que os participantes terão a oportunidade de observar espécies de algas e animais marinhos, e um outro onde ficarão a conhecer a pesca artesanal praticada, no passado, naquela freguesia.

O Percurso Exploratório "Salta-pocinhas" - será das 10h30 às 12h, na praia da Congreira. A atividade consiste na exploração da biodiversidade existente entre marés, onde os participantes poderão observar diferentes espécies de algas e animais marinhos, a sua distribuição nos diferentes estratos e as suas adaptações para minimizar ou evitar o stress imposto pela exposição ao ar durante os períodos de emersão.

O Percurso Exploratório sobre a Pesca Tradicional em Vila Chã será das 14h30 às 16h30, com início no Museu “Memórias de uma Terra” onde será possível ficar com uma visão geral de como era a pesca artesanal no passado. Esta atividade termina na praia do pescado com a presença do pescador Alberto Maia que fará uma abordagem à praia e à pesca atual, explicando os sistemas tecnológicos utilizados.

Paralelamente a estas atividades, o CMIA estará aberto todo o dia de sábado com visitas gratuitas às exposições "Mar de Plástico" e "30 anos, 30 fotografias, 30 cientistas".

Inscrições prévias obrigatórias no CMIA de Vila do Conde, pelo telefone 252 637 002 ou pelo e-mail cmia@cm-viladoconde.pt