Curtas Vila do Conde

2016/07/01

O Curtas Vila do Conde - Festival Internacional de Cinema vai decorrer entre os próximos dias 9 e 17 de julho e terá como grande palco o Teatro Municipal.

Entre os destaques desta edição estão: as competições que voltam a apresentar o melhor do cinema contemporâneo; os filmes-concerto que trazem a Vila do Conde músicos como Tindersticks, Jay-Jay Johanson e The Legendary Tigerman; a retrospetiva dedicada ao cinema independente do coletivo Borderline Films e a carta branca e exposição de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata na Solar-Galeria de Arte Cinemática.

Como é habitual, o Curtas terá o seu foco nas Competições - Nacional, Internacional, Experimental, Curtinhas, Vídeos Musicais e Take One! - sessões que voltarão a mostrar o pulsar do cinema contemporâneo, trazendo de volta a Vila do Conde alguns autores mas apresentando também trabalhos de realizadores emergentes.

Entre os 16 filmes selecionados na Competição Nacional, estarão realizadores com historial em Vila do Conde, como João Canijo, Leonor Noivo, Gabriel Abrantes, André Santos e Marco Leão.

A Competição Internacional irá apresentar uma seleção das melhores curtas-metragens produzidas no último ano. Estarão 38 filmes a concurso nos géneros de ficção, documentário e animação.

Nos 20 filmes que compõem a Competição Experimental, o público encontrará exemplos das diversas técnicas que o cinema experimental tem usado ao longo de décadas.

No Curtinhas o júri será constituído por 15 crianças com idades entre os 8 e 12 anos. A abertura do Curtinhas será feita com a projeção de “À procura de Dory”, uma aventura subaquática dos peixes favoritos da Disney.

A Competição de Vídeos Musicais será composta por 13 filmes onde estarão bandas e músicos como The Legendary Tigerman, Sensible Soccers, Evols, Peixe:Avião, Carlão, os Azeitonas, Vhils, entre outros.

Reservada a filmes de estudante, a Competição Take One! apresentará uma nova geração de talentos saída das escolas de cinema e audiovisual.

O Curtas Vila do Conde-Festival Internacional de Cinema conta com o grande apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, registando-se, igualmente, os apoios significativos do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à sua realização.

Curtas_2016_-_programação