Campanha de vacinação antirrábica e identificação eletrónica

2016/05/10

De 24 de maio a 18 de junho decorrerá em todas as freguesias do concelho de Vila do Conde a campanha anual de profilaxia da raiva e de outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses). Para além da vacinação, será também realizada a identificação eletrónica dos cães, através da colocação de microchip, que permite registar dados do mesmo e do seu proprietário.

Esta ação, da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária da Região Norte, será realizada pelo Serviço Veterinário da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Para além dos locais, dias e horas calendarizados a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica poderão ser feitas às segundas-feiras, das 14h às 17h, no Canil Municipal, ao lado do Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.

A vacinação antirrábica é obrigatória para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses.

A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008 e consiste na colocação sob a pele do animal de um microchip com um número de identificação, único no mundo, registado numa base de dados onde consta o contacto do proprietário. Este sistema é muito útil em caso de perda ou roubo do animal de estimação.