União de Freguesias Vilar/Mosteiró homenageou o Poeta “Joaquim Moreira da Silva”

2016/04/28

A União de Freguesias Vilar/Mosteiró comemorou os 42 anos do 25 de abril, com uma Sessão Solene de Homenagem ao Poeta Joaquim Moreira da Silva, que contou com a presença da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz.
A apresentação da obra biográfica do poeta foi feita por uma trineta, Helena Moreira Santos.
A historiadora Adelina Piloto fez o enquadramento do poeta na época histórica em que viveu, onde não faltou a declamação de vários poemas do autor.
O Presidente da União de Freguesia, Amândio Couteiro, juntamente com a familiar do poeta mostrou o livro onde está manuscrita toda a obra do poeta, ao muito público presente. O manuscrito ficará agora em depósito da Biblioteca Municipal José Régio.
Seguiu-se a abertura da Biblioteca com o Nome do Poeta na Sede da Junta.
Posteriormente foi inaugurado o espaço designado “Largo do Padrão”, no Largo do Padrão, onde foi colocado um painel alusivo aos 500 anos do Foral de Vila do Conde.
A Presidente da Câmara disse-se “sensibilizada pela homenagem prestada a este grande homem de Vilar, conhecido como o Poeta Carpinteiro, um homem simples, que sempre denunciou as injustiças sociais, muitas vezes recorrendo à sátira e à ironia”.
Dr.ª Elisa Ferraz realçou a oportunidade desta homenagem no dia 25 de Abril, dia em que se comemora a Liberdade e a Democracia em Portugal, porque nos poemas do Poeta Joaquim Moreira da Silva, está bem patente o ideal da liberdade, de justiça e uma convicção no poder dos homens para mudarem o seu destino”.

imagemimagemimagem