Vila do Conde celebrou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

2016/04/27

Foi enorme a adesão verificada à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que a Câmara Municipal de Vila do Conde promoveu, com uma visita guiada aos Paços do Concelho e Igreja Matriz de Vila do Conde.
A visita foi orientada pela Eliana Sousa, mestre em história moderna de Vila do Conde, com a colaboração de Laura Garrido, responsável pelo Centro de Memória de Vila do Conde e Arquivo Municipal. No ano em que se celebram os 500 anos sob a outorga do foral manuelino de Vila do Conde, a iniciativa veio destacar a importância que o rei D. Manuel I teve para o burgo vilacondense, conferindo-lhe uma nova centralidade, designadamente com todo o apoio e medidas tomadas pelo rei para construção da Igreja Matriz e Praça Nova (atual Praça Vasco da Gama).
Partindo de uma apresentação sobre o contexto histórico, os presentes tiveram a oportunidade de visitar espaços que habitualmente não são de circulação pública e de observar pormenores que foram destacados, como o brasão de Vila do Conde que se encontra esculpido no alçado municipal. Já na Igreja Matriz, destaque para a possibilidade dos visitantes acederem à torre sineira bem como para a descoberta de um tabernáculo, localizado no alçado interior da capela-mor, ao que tudo indica único em Portugal, e que poderá ser da autoria de João de Castilho, face à época da construção e às semelhanças que apresenta com o pórtico.
À Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde e Senhor Prior, Rev.o Paróco Paulo César, bem como à Dr.ª Eliana Sousa o agradecimento da Câmara Municipal de Vila do Conde pela interessantíssima iniciativa proporcionada aos participantes.

imagemimagem