10 anos da Solar – Galeria de Arte Cinemática

2016/01/20

A Solar- Galeria de Arte Cinemática está a celebrar 10 anos de existência mas é no Teatro Municipal que está patente ao público até 28 de fevereiro, uma retrospetiva das mais variadas mostras que por lá passaram e divulgaram o trabalho de autores como Filipa César, Miguel Palma, João Louro, João Onofre, Carla Filipe, Alexandre Estrela, João Tabarra, e João Penalva, entre outros, e estrangeiros como Apichatpong Weerasethakul, Bill Morrison, Ben Rivers, Ben Russell, Nicolas Provost, Salla Tykka, Gustav Deutsch, Tsai Ming Liang e Graham Gussin.

Um dos projetos mais singulares na divulgação da arte cinemática está em Vila do Conde. A Solar, da responsabilidade da Agência Curtas Metragens CRL, tem um espaço físico bastante diferente dos comuns “white cubes” (o edifício datado do século XVIII assenta sobre as antigas fundações de um imóvel quinhentista). Este espaço, cedo se identificou como muito vantajoso para a exploração de fórmulas de apresentação experimentais, em constante mutação.

Esta exposição comemorativa do 10º aniversário da Galeria poderá ser visitada no Teatro Municipal no seguinte horário: terça a sábado das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 19h (dias de espetáculo: 20h30-23h30) e ao domingo das 15h30 às 19h.