Galeria Julio e Centro de Estudos Julio Saúl Dias

2015/11/29

Na passada sexta-feira Vila do Conde prestou homenagem a um dos maiores artistas do século XX em Portugal: Julio Saúl Dias. Culturalmente mais enriquecida, a nossa cidade tem agora um espaço dedicado por excelência a este artista plástico e literário. A abertura da Galeria Julio / Centro de Estudos Julio Saúl Dias, no edifício do Centro de Memória, com um espaço dedicado em permanência a exposições da obra de Julio, com a biblioteca de Saúl Dias, é o resultado do legado do Eng. José Alberto Reis Pereira, único filho de Julio, que doou, abnegadamente, ao Município de Vila do Conde (entre outras Instituições) parte significativa da obra artística de seu pai, figura maior do modernismo em Portugal.
Na abertura deste espaço, que contou com a presença da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa, Ferraz, do Vice-Presidente, Eng. António Caetano, da Vereadora da Educação, Dr.ª Lurdes Alves, do Diretor Regional de Cultura do Norte, Doutor António Ponte, do Diretor Artístico do Centro de Estudos, Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida, familiares de Julio e do Eng. José Alberto, foi apresentada a coleção de pintura de Julio, agora propriedade do Município de Vila do Conde, a par com a projeção do filme “As pinturas do meu irmão Julio” de Manoel de Oliveira, cedido pela Cinemateca Portuguesa. Em paralelo, está patente também a exposição fotográfica “A Velha Casa” – inspirada num extraordinário romance de José de Régio – onde encontramos uma visão contemporânea de três jovens fotógrafos internacionais – André Cepeda, Inês d’Orey e Rita Magalhães, da casa onde Julio viveu. Foi ainda lançada a edição “Julio”.
A criação deste espaço dedicado a Julio Saúl Dias, é o início de um novo projeto cultural que pretende promover a obra plástica e poética a este nome incontornável da arte portuguesa, sem nunca esquecer a filantropia do Eng. José Alberto Reis Pereira.
As exposições poderão ser visitadas até 22 de maio, de terça a domingo, das 10h às 18h, no edifício do Centro de Memória de Vila do Conde.