Natal em Vila do Conde com pista de gelo natural

2015/11/26

A programação de Natal em Vila do Conde foi apresentada pela Presidente da Câmara Municipal, anunciando que, este ano, as festas irão decorrer de 5 de dezembro a 9 de janeiro. A Dr.ª Elisa Ferraz destacou a instalação de uma Pista de Gelo na Praça da República, a Iluminação Festiva em mais arruamentos da cidade e em alguns monumentos como o Mosteiro de Santa Clara, Capela do Socorro e Nau Quinhentista, e ainda a realização de uma festa de Passagem de Ano, na Zona Ribeirinha, com a participação do grupo musical Santamaria, DJ e sessão de Fogo-de-artifício.

A Praça da República será o palco da realização de muitas das atividades programadas, sendo este local o escolhido para a inauguração da Iluminação Festiva de Natal, já no próximo dia 5, às 19h. Este “momento mágico” irá contar com a participação de um coro constituído por centenas de pessoas de diversas associações do concelho.

A grande atração do “Natal na Praça” será uma Pista de Gelo Natural destinada a toda a família, a par de outras iniciativas como um Mercadinho de Natal, Presépio ao Vivo, casinha do Pai Natal, Comboio-lagarta, Carrossel, música e muita animação de rua.

O Centro de Memória promove, no dia 13 de dezembro, mais uma edição do “Christmas Memories”, levando os visitantes a viver as memórias do Natal através de diversos ateliers, espetáculos de teatro, música e outras surpresas.

No Parque João Paulo II, será instalada uma tenda onde irá decorrer um Mercado de Natal, de 17 a 20 de dezembro, com mostra e venda de produtos artesanais e gastronómicos, showcooking, carrosséis e animação variada, estando prevista a chegada do Pai Natal em trenó no dia 20, domingo, às 15h.

Nesta época natalícia, o Teatro Municipal irá receber o espetáculo “Ruca ao vivo – Concerto de Natal”, no dia 5 com sessões às 10h30, 14h30 e 17h30. A Companhia Russian Classic Ballet estará em Vila do Conde, a 18 de dezembro, com o “Quebra-Nozes” e no dia 9 de janeiro, será a vez dos tradicionais “Cantares de Janeiras” pelas coletividades do concelho de Vila do Conde.

Com o objetivo de ocupar os mais novos durante as férias de Natal alguns equipamentos municipais, tais como a Biblioteca José Régio e o Centro de Atividades, programaram variados ateliers que vão desde a descoberta do conto “A Noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen até à construção de presépios, criação de postais, decorações de Natal e confeção de doces da época.

E como o Natal é tempo de solidariedade e partilha, os empreendimentos de habitação social localizados nas freguesias e cidade de Vila do Conde irão receber a visita do Pai Natal que levará a todas as crianças guloseimas e brinquedos.

Paralelamente a todas estas iniciativas, no Auditório Municipal poderá ser apreciada uma mostra de “Presépios de Portugal”, de 12 a 23 de dezembro, nos Paços do concelho, de 7 de dezembro a 8 de janeiro, estarão expostos os presépios criados por escolas do concelho numa exposição intitulada “Uma escola, um presépio” e nos Museus os visitantes poderão apreciar os pinheiros de Natal decorados por alunos do ensino especial.

Programa_Natal_2015