Exposição fotográfica pela igualdade e contra a violência doméstica

2015/11/25

Foi inaugurada hoje, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, uma exposição de fotografia intitulada “Pela Lente da Igualdade: Moda Fotográfica” na Biblioteca Municipal José Régio e lançados 29 balões, um por cada vítima mortal de violência doméstica, ocorridas durante este ano.
Assistiram a este momento um grupo de alunos da Casa da Criança a quem a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, dirigiu algumas palavras, explicando que “as melhores armas para combater a violência são a amizade, o respeito e a tolerância para com os outros”.
A Dr.ª Benedita Aguiar, uma das responsáveis pela elaboração do Plano Municipal para a Igualdade do Género, fez uma breve apresentação desta mostra fotográfica que retrata a temática da violência doméstica, aborda também o tráfico de seres humanos e a igualdade do género, integrando-se num conjunto de ações desenvolvidas, neste âmbito, pela autarquia vilacondense.
Esta exposição estará patente ao público até 23 de dezembro, tendo como principal objetivo alertar e consciencializar para uma realidade cruel: a que nenhum ser humano deve ser subjugado. Por isso, todos juntos, vamos lutar contra esta realidade e transmitir às pessoas que conhecemos, vítimas de qualquer tipo de violência, que existem organismos com competência para as ajudar, sem as expor, e com técnicos em quem podem confiar.
Na Câmara Municipal de Vila do Conde esse apoio é prestado através do Gabinete de Apoio à Vitima – telefone 252 248 400 / e-mail gav.ig@cm-viladoconde.pt.