Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Intensa atividade cultural no Centro de Memória

2015/11/16

A Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, esteve presente na conferência “Simultaneidades: vida, obra e influência dos Delaunay na arte em Portugal”, no âmbito das celebrações do centenário da presença dos pintores Sonia e Robert Delaunay em Vila do Conde, proferida pelo Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida, Prof. Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, e pela Dr.ª Maria João Fernandes, crítica de arte e poetisa, proporcionando à vasta e atenta plateia, uma viagem pela arte e pelas vanguardas artísticas do século XX.

Estas celebrações contaram ainda com a execução de um mural de arte urbana, na Rua Sonia e Robert Delaunay, a re-edição de uma publicação e a exposição “100 anos Delaunay” que decorre até ao próximo domingo, dia 22 de novembro.

Também, com a presença da Dr.ª Elisa Ferraz, foi inaugurada a exposição “Onde o coração se esconde” de Miguel Clara Vasconcelos, cujo título é retirado do poema de Ruy Belo sobre Vila do Conde: “Portugal, sacro-profano lugar Vila do Conde”.

A exposição é constituída por uma única peça, uma vídeo-instalação dividida em três corredores. Cada corredor pode ser percorrido de forma a levar o visitante a aproximar-se de uma projeção, permitindo a experiência física de se deslocarem do presente até ao lugar da memória, onde fica a infância de cada um que é, no entender do autor, “onde o coração se esconde”.

Cada um dos três vídeos foi realizado com base em imagens de arquivo e entrevistas a pessoas de Vila do Conde. As próprias imagens têm uma relação direta com as pessoas entrevistadas, embora essa relação seja diferente em cada caso.

A peça tem uma estrutura paralelepipédica (de uma caixa) bastante grande e pretende evocar as estruturas em madeira dos barcos que eram construídos nos estaleiros de Vila do Conde.

“Onde o Coração se Esconde”, patente ao público até 10 de janeiro, é a primeira exposição individual de Miguel Clara Vasconcelos, resultante de uma residência artística na Solar - Galeria de Arte Cinemática e em relação direta com o filme “Vila do Conde Espraiada”, estreado em 2015 com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.

imagem

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia