“Onde o Coração se Esconde”: exposição de Miguel Clara Vasconcelos

2015/11/12

O Centro de Memória recebe a partir de sábado, com inauguração às 17h30, a exposição “Onde o Coração se Esconde” de Miguel Clara Vasconcelos, numa organização das Curtas Metragens CRL/Solar – Galeria de Arte Cinemática.

Esta exposição é uma vídeo-instalação que explora a relação da infância com o lugar, através da memória de três pessoas que, sendo de Vila do Conde, experienciaram vivências distintas na cidade.

Dentro de uma estrutura construída para o efeito, o cineasta Miguel Clara Vasconcelos apresenta três projeções que estabelecem uma relação íntima com os relatos que se escutam. As imagens provêm de filmes familiares, do Arquivo Municipal de Vila do Conde e de filmagens inéditas de realizadores locais.

A mostra tem como ponto de partida a curta-metragem “Vila do Conde Espraiada”, produzida pela Curtas Metragens CRL e apresentada, em estreia mundial, na 23ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, em julho de 2015.

“Onde o Coração se Esconde” relaciona-se diretamente com o filme explorando, também, a relação do cineasta com a cidade, através das memórias da sua infância passada em Vila do Conde e centrando-se em lugares e eventos que refletem a sua experiência pessoal.

A exposição, resultado de uma residência artística de Miguel Clara Vasconcelos na Solar – Galeria de Arte Cinemática, é apresentada no Centro de Memória no âmbito do projeto Cave e pode ser visitada de terça a domingo das 10h às 18h.