Memórias são já neste fim-de-semana!

2015/09/02

É já este fim-de-semana que acontece a tão esperada 7ª edição das Memórias no Centro da Festa, no Centro de Memória de Vila do Conde. São dois dias repletos de animação e muita festa, para todas as idades, com entrada livre.

A festa inicia na manhã de sábado, com aulas de zumba, yoga e pilates. À tarde teremos as atuações do Grupo Folclórico Infantil do Centro Social e Paroquial de Mindelo e do Rancho Infantil das Rendilheiras do Monte. Um espetáculo de marionetas “O Guardião dos Vagalumes” pela Nuvem Voadora e Teatro de Marionetas Mandrágora fará as delícias de graúdos e miúdos, a que se seguirão as atuações de dança da Dance Republic, da Academia de Dança Gimnoarte e da Let’s Move. Na música as propostas são variadas com um quarteto de cordas do Conservatório de Vila do Conde, a baCCO Band e a Escola de Música de Fajozes com músicas conhecidas do grande público. Ao longo de todo o dia há ateliers diversificados para famílias, crianças, adultos, desde o cake design, pão tradicional e manualidades diversas. Destaque ainda para o atelier de vindimas, para famílias, onde será recriado todo o processo, com trajes e cantares de época associados a este momento do calendário vitícola.

À noite “A fábrica das gravatas” um espetáculo para toda a família, com um solo de palhaço seguido de um concerto do “Projeto Shanti” encerrará o primeiro dia.

Domingo a manhã inicia, novamente com atividades desportivas. Ao longo de todo o dia novos ateliers e workshops proporcionarão momentos familiares únicos. À tarde o Rancho Infantil da Praça abre a programação, seguindo-se momentos de dança com a Academia Sport Dance, a Escola de Dança da JUM, o Ginásio Espaço Ativo com Ragga e Dança Contemporânea e a Soul Dance. Na música os Fora de Cena atuarão no exterior e no interior há fado com Miguel Xavier e Joana Duarte acompanhados por Márcio Silva e José Saraiva na guitarra portuguesa e na viola. Destaque ainda para música para pais e bebés a partir dos 3 meses. Saphir Cristal acompanhada pela músico Liliana Salomé contará histórias aos mais pequenos e LFA – teatro de fantoches apresentará o seu espetáculo “Mamulengo Capiroto”. Destaque, no domingo de manhã, para o espetáculo infantil “A Oca do Curumim”, em estreia internacional, produzido por Amauri Alves, diretor do maior espetáculo de rua do mundo, que esteve em Vila do Conde recentemente, com a produção do teatro “Um Porto para o Mundo” e com Henrique Dias Alves e Tamirys Ohanna no elenco.

Durante os dois dias decorrem atividades permanentes como a feira de artesanato urbano e gastronomia, fornos tradicionais de confeção de pão, rendilheiras de Vila do Conde, atividades radicais e o acesso livre às exposições patentes no interior do Centro de Memória. De referir que este ano a edição das Memórias no Centro da Festa é dedicada, pela primeira vez, a homenagear Sonia e Robert Delaunay, o mítico casal das artes contemporâneas, já que se assinalam os 100 anos da sua presença em Portugal, designadamente em Vila do Conde.

O evento encerra com o espetáculo de teatro em estreia absoluta “Pedro e Inês” pelo grupo de teatro “Camaleões d’Alma”.

São dois dias intensos com programação variada para todos os gostos e idades. Nos dias 5 e 6 de setembro o seu fim-de-semana é no Centro de Memória.

Traga a família porque ninguém quer perde!

Mais informações: 252 617 506 ou pelo e-mail: centro.memoria@cm-viladoconde.pt

Programa_da_7ª edição Memórias_no_Centro_da_Festa