Grandes investimentos no parque escolar

2015/08/27

Há largos anos, a Câmara Municipal estabeleceu como prioridade da sua acção a área da educação, tornando-se Vila do Conde numa referência nacional para outros Municípios, pela forma como foi reforçando as suas competências e a sua presença junto da comunidade educativa, numa estratégia que abrangeu componentes tão vastas como a gestão do pessoal auxiliar e da rede concelhia de transportes, ou outras, como a implementação do sistema de refeições escolares.

Num outro domínio, Vila do Conde foi pioneira na construção de modernos Centros Escolares, preparados para os desafios do futuro e dotados de condições físicas, instalações e equipamentos que hoje nos colocam numa situação de excelência, traduzindo a aposta que aqui foi feita num ensino público de grande qualidade, onde todos dispõem das condições imprescindíveis ao seu percurso escolar.

Mais recentemente, foram concluídas importantes obras de ampliação e requalificação em inúmeras escolas – EB2.3 Frei João, Caxinas, Touguinha, Macieira e Malta são disso exemplo -, às quais se juntaram as intervenções realizadas ao longo do último ano, nas escolas e jardins-de-infância de Azurara, Tougues, Sede n.º 1 e Dr. Cunha Reis, na cidade, Mosteiró, Retorta, Fajozes e Modivas.

Já em 2015, o concelho assistiu ainda à concretização das ligações de todo o parque escolar municipal às redes públicas de abastecimento de água e saneamento, num investimento global de aproximadamente 150.000,00€.

Nesta fase e tendo em vista o início do próximo ano lectivo, a Autarquia está agora a dar continuidade a este grande e contínuo investimento, integralmente suportado pelo orçamento municipal, sendo já bem visível a recuperação realizada na escola e jardim-de-infância da Igreja, em Vila Chã, bem como, na freguesia da Junqueira, a requalificação do jardim-de-infância de Lamelas e a remodelação geral da escola primária.

Seguir-se-ão, até final do ano, novas e importantes intervenções em Aveleda, Árvore, Vilar do Pinheiro, Malta, Tougues, Caxinas e Touguinha.

Também ao nível das áreas de lazer, será concluída, nas próximas semanas, a primeira fase de um plano de requalificação dos parques infantis de todas as escolas e jardins-de-infância do concelho, que será concluída até 2017. Neste âmbito, serão alvo de intervenção o jardim-de-infância dos Girassóis, Formariz, Bairro Alto e Meia-laranja, na cidade, bem como as escolas de Arcos, Junqueira, Árvore, Aveleda, Gião, Guilhabreu, Macieira, Modivas, Fornelo, Vairão, Vila Chã e Vilar do Pinheiro, num universo bem demonstrativo do enorme alcance da decisão tomada pelo Executivo Municipal.

Com o empenho diário dos técnicos e funcionários dos Serviços Municipais de Manutenção do Parque Escolar, a Autarquia continuará assim a desenvolver o seu Plano Plurianual de Investimentos, que no presente ano prevê um investimento global no parque escolar concelhio de aproximadamente 500.000,00€.