Mosteiro de Santa Clara

2015/07/30

O Mosteiro de Santa Clara é um imóvel do século XVIII e está inserido na zona especial de proteção da Igreja de Santa Clara de Vila do Conde, classificada como Monumento Nacional, conforme decreto-lei de 16 de Junho de 1910, projetado pelo Arquiteto Henrique Ventura de Sousa Lobo, autor do projeto da Cadeia da Relação do Porto, marcando, desde a época da sua construção, a paisagem da cidade.
A ausência de obras de conservação favoreceu uma degradação acelerada dos elementos construtivos do imóvel, com estragos motivados sobretudo pelos buracos existentes na cobertura e degradação das portas e janelas, que provocaram a entrada de água, degradando o interior do monumento e potenciando atos de vandalismo.
As obras constantes deste projeto de intervenção visam repor a imagem exterior do edifício, promovendo a reparação da cobertura, a substituição das caixilharias, a pintura do reboco, limpeza e reparação dos elementos em granito, incluindo a aplicação de um repelente de água.
O investimento total realizado foi de 472.429,33 euros, sendo comparticipado em 85% pelo FEDER - Operação NORTE -09-0347-FEDER-000289 e pela Direção Geral do Tesouro em 15%.