O Monte da Cividade

2015/06/19

No dia 27 de Junho, o Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal vai dar início a um conjunto de iniciativas que têm por objetivo comemorar os 130 anos sobre o início dos trabalhos arqueológicos na Cividade de Bagunte. Os primeiros trabalhos foram aí realizados por Ricardo Severo e Artur Fonseca em 1885, tendo sido publicados no ano seguinte, na Revista Guimarães, sob o título “O Monte da Cividade”.
Entre as iniciativas planeadas destaca-se uma visita-guiada à Cividade de Bagunte, onde será possível observar o trabalho desenvolvido no último ano. Os avanços alcançados estão relacionados com a recente aquisição de cerca de 18ha de terrenos na Cividade de Bagunte por parte do Município e tem permitido melhorar o conhecimento do modo como este povoado fortificado romanizado evoluiu.
A visita-guiada é gratuita, mas obriga a marcação prévia. Para o efeito, é necessário enviar um e-mail para arqueologia@cm-viladoconde.pt e solicitar a inscrição. O ponto de encontro é às 10h, no Centro de Memória, de onde sairá um autocarro que conduzirá os participantes inscritos até à Cividade de Bagunte. O regresso também será assegurado por autocarro.
Durante a tarde, os interessados também poderão assistir a um conjunto de pequenas palestras sobre Cividade de Bagunte e assistir à abertura da exposição “O Monte da Cividade”, que pretende valorizar aquele sítio arqueológico e todos quantos trabalharam para o preservar e valorizar.
Esperamos por si.