Apresentação do Curtas 2015

2015/06/18

Foi hoje apresentada a 23ª edição do Curtas Vila do Conde-Festival Internacional de Cinema, que vai decorrer entre os próximos dias 4 e 12 de julho, tendo como palco principal o Teatro Municipal.

A divulgação do evento foi feita pelos diretores do festival, na presença da Presidente de Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, que, nesta conferência de imprensa, salientou a importância do evento e classificou-o como um dos “expoentes máximos no panorama cultural de Vila do Conde”, referindo ainda a “grande disponibilidade da Autarquia na realização do Curtas que, para além de ser um grande cartaz, leva o nome da cidade além-fronteiras”.

Com uma duração mais alargada, é de referir que, entre os destaques desta edição, estão a antestreia nacional da grande produção “As Mil e uma Noites”, com a presença do realizador Miguel Gomes, também o filme-concerto dos norte-americanos Lambchop, a retrospetiva dedicada ao francês Quentin Dupieux e a antestreia mundial de cinco produções do Festival.

O núcleo central do Curtas são as competições (internacional, nacional, experimental, vídeos musicais, Take One! e Curtinhas), que voltarão a apresentar o melhor do cinema contemporâneo. As secções Curtinhas e Take One! terão espaços de formação dedicados a públicos diversos, sendo de assinalar que o Curtinhas abrirá com a pré-estreia do filme de animação do ano: “A Ovelha Choné”.

Na Solar–Galeria de Arte Cinemática, vão encontrar-se dois cineastas que têm feito a história recente do cinema experimental e, também, do Curtas Vila do Conde: Ben Rivers e Ben Russel. A exposição cinemática “Ruins / Rites / Runes”, a inaugurar já este sábado às 18h30, irá encher o espaço da galeria com obras que dialogam entre si, realizadas pela dupla ou individualmente.

Serão ainda apresentados durante o festival três novos filmes produzidos no âmbito do projeto Campus, e que dizem particularmente respeito a Vila do Conde. Um deles é de Manuel Mozos, “A Glória de Fazer Cinema em Portugal”, que aborda a vontade que José Régio terá manifestado, em 1929, em fundar uma produtora para começar a fazer cinema, aqui se visionando imagens de arquivo e registos vídeos de velhas bobines de um colecionador. Em antestreia mundial, será também exibido “Vila do Conde Espraiada” do vilacondense Miguel Clara Vasconcelos. Finalmente, de Amélia Eça Guimarães, igualmente vilacondense, será exibido o filme “Amélia & Duarte”.

Estão ainda programadas duas homenagens a dois homens que muito contribuíram, ao longo dos anos, para o sucesso do Curtas: o cineasta Manoel de Oliveira e o Pe. João Marques. Manoel de Oliveira foi padrinho e figura muito estimada do festival, e o Pe. João Marques um amigo e espectador assíduo e interessado do evento, tendo mesmo, segundo a organização, “desempenhado ainda um papel importante na preparação da edição deste ano”, sobretudo fazendo a ponte entre o grande realizador e o Curtas.

A secção Stereo, à semelhança dos anos anteriores, irá oferecer uma variedade de espetáculos em que o cinema é reinterpretado por músicos e bandas em filmes-concerto tocados ao vivo. De acordo com a organização “haverá dentro do Festival de Cinema um pequeno festival de música” com a participação de nomes como os Lambchop, Frankie Chavez com João Correia, Bruno Pernadas, Garcia da Selva com Norberto Lobo e os You can't win, Charlie Brown. Os ingressos para estes espetáculos poderão ser também adquiridos na bilheteira on-line do Teatro Municipal.

Em conclusão, Vila do Conde voltará a ser, entre 4 a 12 de julho, a capital do cinema, com a apresentação de 221 filmes (212 curtas-metragens e 9 longas-metragens), 45 países representados e uma programação diversificada que pretende, segundo um dos diretores do Curtas, Mário Micaelo, “atrair também o público local”.

O Curtas Vila do Conde-Festival Internacional de Cinema conta com o apoio fundamental da Câmara Municipal de Vila do Conde, registando-se igualmente apoios significativos do Secretário de Estado da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa Media / Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à sua realização.