Rosto de Valter Hugo Mãe esculpido no molhe da Sr.ª da Guia

2015/01/09
Estiveram esta semana em Vila do Conde o prestigiado artista Alexandre Farto, mais conhecido por Vhils, e o conhecido realizador Miguel Gonçalves Mendes, que se fizeram acompanhar de uma equipa de filmagens, no âmbito de um projeto cinematográfico que versa a história de um jovem atingido pela paramiloidose.

No contexto do filme, com o título de “O Sentido da Vida”, o artista Vhils esculpiu no molhe da Senhora da Guia o rosto do escritor Valter Hugo Mãe, deixando assim gravada, num local simbólico da cidade, uma peça artística que une três dos mais importantes nomes da cultura portuguesa, com reconhecimento internacional nos campos da Literatura, do Cinema e das Artes Plásticas.
Paralelamente ao enredo, são retratados os percursos de sete figuras públicas e as suas visões sobre a vida e o seu propósito: um escritor (Valter Hugo Mãe), um político (decorrem conversações com Dilma Rousseff e está confirmado o presidente uruguaio Mujica), um defensor de direitos humanos (Baltazar Garzon), um músico (o compositor islandês Hilmar Orn Hilmarsson), um diretor de cinema de animação (o japonês Hayao Mayaazaki) e ainda um astronauta da Agência Espacial Europeia, que brevemente partirá para o espaço.
O filme é financiado pelo Instituto de Cinema de Portugal e realizado por Miguel Gonçalves Mendes, que se notabilizou pelo premiado filme “José e Pilar”, sendo produzido pela Jumpcut e contando com co-produtores no Brasil, Espanha e Islândia.
A Câmara Municipal deu o seu apoio ao projeto, sobretudo pela temática da paramiloidose e pela divulgação que o filme certamente terá, para além de que viu enriquecido o seu património artístico com o trabalho de Vhils gravado no molhe da Senhora da Guia e que, a partir de agora, todos poderão observar e admirar.