Voltar ao Início
Pesquisa
 
 
Provas

XCM Internacional - Vila do Conde

XCM Internacional - Vila do Conde 2012
Classificações da XCM Internacional - Vila do Conde 2012
Taça Regional XCM da ACPorto Classificações da Taça Regional XCM da ACPorto
Tamanho do Documento: 0,45 Mb
Classificações das Categorias Promoção Classificações das Categorias Promoção
Tamanho do Documento: 0,46 Mb


XCM INTERNACIONAL – VILA DO CONDE
é uma prova organizada pela Câmara Municipal de Vila do Conde em parceria com o Clube de BTT "Asas nos Pés", Clube de BTT "Bravus Curas", Clube de BTT da Casa do Povo de Retorta e Clube de BTT "Os Rompe Trilhos" e realizar-se-á no dia 1 de Julho de 2012 em Vila do Conde. Esta prova integra o programa "Ciclismo para todos" da União Ciclística Internacional e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A XCM INTERNACIONAL - VILA DO CONDE já se encontra oficializada na UCI, fazendo parte do calendário internacional do programa "Ciclismo para todos" da UCI.

Pode ver o calendário AQUI

A Organização da Prova prolongou o prazo para inscrições até às 24 horas do dia 27 de Junho.

Os Kits de participação estarão disponíveis para levantamento a partir de sexta feira, dia 29 de Junho, no secretariado da prova.
.
IMPORTANTE - Boletim informativo de apoio ao atleta
 Boletim informativo de apoio ao atleta Boletim informativo de apoio ao atleta
Tamanho do Documento: 0,68 Mb
Road Book XCM Internacional - Vila do Conde 2012 Road Book XCM Internacional - Vila do Conde 2012
Tamanho do Documento: 3,19 Mb


PERCURSO

O percurso da prova passa por vias públicas, caminhos rurais e trilhos do Concelho de Vila do Conde e Concelhos limítrofes, estando aberto à circulação de outro tipo de veículos, pelo que todos os participantes devem respeitar as regras de circulação em vias públicas.
A XCMI – VC Integra dois níveis de distância:
- Maratona: 80 a 90 km com dificuldade física – 4/5 e técnica – 4/5;
- Meia-Maratona: 40 a 50 km com dificuldade física – 3/5 e técnica – 3/5.
.

Percurso da meia-maratona
Meia-maratona

Distância - 42,7 km          Altimetria - acumulado de subida: 699 m - acumulado de descida: 699 m

O percurso da Meia-Maratona tem inicio em Vila do Conde, junto ao pavilhão de Desportos, seguindo pela ER 206 até Touguinhó, onde se iniciam os trilhos que ligam esta freguesia a Rio Mau. Aqui, um espetacular carrossel de sobe-e-desce na encosta da serra que divide esta freguesia de S. Pedro de Rates, encontra-se a primeira dificuldade da prova. Após este inicio, misto de beleza e dureza, os Caminhos de Santiago, em direção oposta, servirão de trajeto à XCM Internacional – Vila do Conde, entrando na freguesia de Arcos que nos brinda com simpáticos caminhos rurais antecipando os trilhos de acesso à Cividade de Bagunte. Surge, então, a segunda dificuldade do percurso, explorando as várias opções de subida ao ponto mais alto deste local de interesse arqueológico e histórico. Conquistada a Cividade, é altura da divisão do percurso da Maratona e Meia-maratona, seguindo o percurso mais curto por single track e trilhos florestais paralelos à A7 até à Junqueira, voltando a Arcos, onde se atravessa a Ponte Medieval de S. Miguel para apanhar os trilhos em estradão até Rio Mau. Daqui segue-se em direção a Touguinhó e ao magnífico trilho junto ao rio Este que brindará os participantes com uma interessante vista e um ambiente calmo e muito agradável. Finalizado este trilho entra-se em zona urbana seguindo-se em estrada até Touguinha, onde novamente se percorrem trilhos em estradão e em zona florestal que nos levam até á passagem subterrânea da A28 para se fazer um interessante singletrack, atingindo-se estrada que permitirá entrar em Vila do Conde em paralelo ao Aqueduto, levando os participantes da zona de meta.

Percurso da maratona
percurso

Distância - 70,3 km          Altimetria - acumulado de subida: 1361 m - acumulado de descida: 1361 m

O percurso da Maratona tem inicio em Vila do Conde, junto ao pavilhão de Desportos, seguindo pela ER 206 até Touguinhó, onde se iniciam os trilhos que ligam esta freguesia a Rio Mau. Aqui, um espetacular carrossel de sobe-e-desce na encosta da serra que divide esta freguesia de S. Pedro de Rates, encontra-se a primeira dificuldade da prova. Após este inicio, misto de beleza e dureza, os Caminhos de Santiago, em direção oposta, servirão de trajeto à XCM internacional – Vila do Conde, entrando na freguesia de Arcos que nos brinda com simpáticos caminhos rurais antecipando os trilhos de acesso à Cividade de Bagunte. Surge, então, a segunda dificuldade do percurso, explorando as várias opções de subida ao ponto mais alto deste local de interesse arqueológico e histórico. Conquistada a Cividade, vamos até Parada, entre caminhos agrícolas e estradas secundárias e em Ferreiró seguimos pelo estradão paralelo ao rio Ave até Bagunte, mais concretamente à Ponte Românica D. Zameiro permitindo atravessar o Ave e entrar na freguesia de Macieira. Nesta freguesia entramos em trilhos agradáveis, com vegetações e arborização distintas, impondo-se a travessia de um pequeno regato e passagem por algumas típicas habitações aí situadas. Após alguns minutos em estradas secundárias e trilhos em estradão, o percurso, já na freguesia de Fornelo, leva-nos para um espetacular single track encostado ao rio Ave, no qual se deve ter a maior prudência. Findo o single track ruma-se em direção ao centro de Fornelo, mas antes de lá chegar, vai-se novamente em direção ao rio Ave, surgindo a terceira dificuldade da prova, a escalada ao Monte do Meco. Aqui surge uma agradável sequência de trilhos e vistas fabulosas de todo o Concelho, levando-nos a passar por Macieira até chegar a Vairão. De Vairão, parte-se em direção a Fajozes por entre trilhos florestais e caminhos agrícolas. Numa sequência de trilhos de florestação e piso mistos chegamos a Árvore, com um ambiente mais urbano. De Árvore seguimos rumo a Retorta, recebendo-nos o Largo de Mourão e nos leva até ao rio Ave, onde se entra num single track, inicialmente florestal e posteriormente no meio de um campo de milho, atingindo dessa forma a freguesia de Azurara, terra dos chocolates. Aqui, após uma exploração aos trilhos florestais ali existentes, o agradável cheiro a chocolate invade-nos e dessa forma esquecemo-nos que já temos cerca de 70 km percorridos. Após a subida ao Monte de Santana, descemos em direção a Vila do Conde para, sempre junto ao rio e na Avenida do Ave, nos dirigirmos para a zona de meta, sempre com a vista presente do Mosteiro de Santa Clara e do Aqueduto.

Sinalética da prova
Sinalética da prova
fita balizada oficial

A organização da XCM Internacional – Vila do Conde irá sortear entre os inscritos efetivos (pagamento já efetuado) várias unidades de óculos SUNSPIRIT.
Não deixe fugir esta oportunidade e consiga uns óculos oficiais da XCM Internacional – Vila do Conde.  

 

óculos_xcmi


RESULTADO DO 11º  SORTEIO - PRÉMIO: UM PAR DE ÓCULOS
O bttista João Pedro Ascenção, com o número de inscrição 217, foi o grande premiado no 11º sorteio realizado na segunda-feira, dia 26-06-2012, tendo em conta a 26ª extração da Lotaria Clássica.
A organização atribui o prémio ao atleta inscrito na prova, com número de inscrição validada (pagamento efetuado).

PREMIADOS: Carlos Beleza - Álvaro Teixeira - Paulo Fontinhas - César Alexandre Gomes - Helder Ribeiro Teixeira - Helena jacinto - Paulo Vilas Boas - Carlos Ramalho - Ricardo João - Pedro Cardoso - João Pedro Ascenção


INSCRIÇÕES
Estão abertas as inscrições, para todas as categorias AQUI
Os atletas com idade inferior a 18 anos só poderão participar mediante a apresentação de autorização do encarregado de educação. O termo de responsabilidade deverá ser enviado para o email: xcmi@cm-viladoconde.pt ou para o nº de fax: 252 645 322.

O valor base da inscrição na XCMI-VC é de 7,5 euros (participantes federados) e 10 euros (não federados) incluindo: 
-  Seguro de acidentes pessoal;
-  Abastecimentos sólidos e líquidos;
-  Apoio logístico;
-  Disponibilidade de balneários e local para lavagem de bicicletas;
-  Primeiros socorros;
-  Brindes; 
-  Viaturas de apoio.
Com almoço incluído acresce 5 euros ao valor base.
Poderá adquirir a Jersey oficial do evento por 15 euros.

Os participantes que optem por adquirir a Jersey e que validem a sua inscrição após 11 de Junho, só receberão a mesma após 20 dias da realização do evento.

Jersey XCMI
PAGAMENTO
Poderá efectuar o pagamento da inscrição por transferência bancária para o NIB 0010 0000 31682940001 77 do BPI, conta da União Ciclista de Vila do Conde, ou directamente no secretariado da prova que funcionará no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, entre as 09h00m e as 12h30m e as 14h00m e as 17h00m, a partir do inicio das inscrições.

PROGRAMA
Sábado, 30 de Junho
09h00m – Abertura do secretariado
09h00m – Abertura parque de equipas (Paddock)
10h00m – Abertura do circuito para treinos
12h30m – Fecho do secretariado
14h00m – Abertura do secretariado
18h00m – Fecho do circuito para treinos
18h30m – Fecho do secretariado
21h00m – Abertura do secretariado
23h00m – Fecho do secretariado
23h00m – Fecho parque de equipas (Paddock)
Domingo, 1 de Julho
07h30m – Abertura do secretariado
07h30m – Abertura parque de equipas (Paddock)
08h00m – Abertura controlo zero
08h30m – Reunião de directores de equipas
08h45m – Fecho de secretariado
09h15m – Briefing
09h30m – Partida
11h30m – Chegada do primeiro atleta da XCMI – VC Meia-Maratona (previsão)
13h00m – Chegada do primeiro atleta da XCMI – VC Federados e Promoção (Previsão)
15h00m – Cerimónia de entrega de prémios e de encerramento
16h30m – Fecho do percurso
 
A Organização da Prova aconselha a leitura do Regulamento da Prova.

Paddock
Padock
Declaração de autorização de menores Declaração de autorização de menores
Tamanho do Documento: 0,05 Mb
Regulamento Regulamento da Prova
Tamanho do Documento: 0,61 Mb
Adenda ao Regulamento da Prova Adenda ao Regulamento da Prova
Tamanho do Documento: 0,10 Mb
Lista de Inscritos XCMI Lista de Inscritos XCMI
Tamanho do Documento: 0,29 Mb
XCM Internacional - Vila do Conde
Fundo