A revitalização do Cine-Teatro Neiva - aberto ao público em 1949 e encerrado na década de 80 - agora recuperado e transformado em Teatro Municipal, constitui um elemento fundamental para a estratégia de dinamização cultural de Vila do Conde e da Área Metropolitana do Porto.
Com efeito, o Teatro Municipal pretende desempenhar um papel estratégico na política cultural municipal, ao procurar melhorar as condições de realização de eventos de dimensão nacional e mesmo internacional, diligenciar no sentido de captar novos eventos, fidelizar novos públicos, bem como reforçar as dinâmicas de animação cultural.
Com um investimento que ronda os 8,5 milhões de euros, comparticipado por fundos comunitários e estatais, o Teatro Municipal comporta uma lotação de cerca de 800 lugares, provido com todas as condições de conforto para os espectadores, distribuídos por três salas: a sala principal (sala 1) , um auditório (sala 2) e um salão nobre. Dispõe ainda de uma sala de ensaios, de um bar de apoio ao equipamento e diversos serviços de apoio à actividade, designadamente foyers e camarins. Todas as salas estão dotadas de régie com equipamento de projecção de cinema analógico e vídeo digital e régie de luz e som.
A Sala 1, compreende uma caixa de palco com uma teia apetrechada com varas electrificadas comandadas electronicamente, incorpora uma concha acústica para a realização de concertos musicais e um fosso de orquestra com capacidade aproximada de 50 músicos possibilitando a realização de espectáculos de ópera.
A Câmara Municipal, consciente que a cultura é um factor valorativo que introduz conhecimento, credibilidade e auto-estima nos cidadãos, ciosos de salvaguardar o seu património e os seus valores culturais, procedeu à elaboração de um programa, com um conjunto vasto de actividades para o Teatro Municipal, que com toda a certeza animará Vila do Conde.
- Contactos:
Av. Dr. João Canavarro
4480 – 668 Vila do Conde
Telefone: 252 290 050
- Horário de funcionamento:
Bilheteira e informações: 3ª feira a Domingo das 14h às 19h
Em dias de espactáculo: das 14h às 19h e das 20h às 22h30