Voltar ao Início
Pesquisa
 
See this site in English
 
Áreas de Intervenção

Áreas de Intervenção > Equipamentos > Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal Biblioteca Municipal Biblioteca Municipal - espaço infantil

A mais antiga referência, conhecida, à Biblioteca Municipal de Vila do Conde surge no capítulo dedicado à localidade, na publicação «O Minho Pitoresco». A obra, da autoria de José Augusto Vieira, informa que se deveu ao «generoso donativo do Dr. Albino Craveiro» a constituição deste serviço público. Da doação efetuada, em 1884, chegaram até nós 55 livros, todos autografados pelo respetivo proprietário. Mas, o referido fundo documental não foi instalado em espaço próprio para consulta, pois o jornal «O Ave», no seu número 9, de 1892, apela à Câmara Municipal a criação urgente de uma biblioteca pública.

Nas comemorações do IV Centenário dos Paços do Concelho, ocorridas em 1944, uma das iniciativas concretizadas visou a criação de uma Biblioteca, tendo ficado instalada «na sala do Arquivo da Câmara». Em 1953, aquando das celebrações do 1º milenário da carta de Flâmula, a Biblioteca passa a funcionar no nº 161 da Rua do Lidador, sendo-lhe atribuído o nome «Abade Sousa Maia» como reconhecimento pela oferta da livraria do abade de Canidelo. Pelo que nos é dado saber, através do recurso a periódicos locais, apenas ocupou as referidas instalações durante três anos, passando, posteriormente, para a Rua da Igreja, onde permaneceu até 1979, data em que foi transferida para a Casa de S. Sebastião.

Às doações já referidas, juntou-se parte da biblioteca da família Figueiredo de Faria, de que se realça a coleção da imprensa periódica do Porto da 2ª metade do século XIX e um conjunto de sermões de grande valor. Em 2001, ano do centenário do nascimento de José Régio, a Biblioteca Municipal de Vila do Conde ocupa as atuais instalações, na Rua Dr. António José de Sousa Pereira, tomando o nome do Poeta. Num edifício concebido de raiz, onde foram instalados os diferentes serviços e valências preconizados no Manifesto da UNESCO sobre Bibliotecas Públicas, integrada na Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, finalmente Vila do Conde vê concretizada uma velha aspiração.

Este equipamento possui vários serviços de extensão, como é o caso da Biblioteca Itinerante, das Bibliocaixas e das Bibliotecas de Praia. Presta apoio às Bibliotecas Escolares, concretizando todo o processo de instalação nas Escolas do 1º ciclo, e disponibiliza assessoria técnica às instituições dos restantes níveis de ensino. Vila do Conde é dos primeiros concelhos, no âmbito nacional, a possuir o seu catálogo na Internet e, simultaneamente, a criar um catálogo coletivo municipal integrando as E. B. 2/3 e as Secundárias.

Fundo
Acessibilidade
Feed RSS
Como Usar
Sugestões
Mapa do Site
POS-C
União Europeia - FEDER
Powered by NetMunicipio