Voltar ao Início
Pesquisa
 
See this site in English
 
Turismo

Turismo > Artesanato

Artesanato


  • Rendas de Bilros
    O fabrico das rendas de bilros em Vila do Conde data, pelo menos, do século XVI, afirmando-se, ao longo dos tempos, como um dos mais expressivos ex-libris da cidade. Embora com origem controversa, a técnica da manufatura das rendas de bilros poderá ter sido trazida do norte da Europa por marinheiros e comerciantes que, então, mantinham importantes relações comerciais com a Flandres. Vila do Conde é, atualmente, o centro produtor de rendas de bilros mais importante do país, quer pela qualidade dos trabalhos, quer pelo número de pessoas que envolve. Hoje, novos caminhos se abrem. Preservando o passado, utilizam-se novos materiais, buscam-se novas aplicações nas decorações para as casas e para a moda e estabelecem-se contactos com centros produtores de rendas de bilros espalhados pela Europa. Assim se garante o futuro da secular arte de dedilhar os bilros.

 

  • Lãs de pescador
    A manufatura de camisolas de lã e de outras peças de vestuário (gorros, meias, luvas), sobretudo em Azurara, é uma atividade com séculos de existência, atividade que procurava responder às necessidades de marinheiros e pescadores, produzindo grossas camisolas, gorros e meias - apropriadas para as noites frias do mar - e luvas de um só dedo (adaptação para facilitar os trabalhos da pesca). Posteriormente, mantendo-se fiel às técnicas tradicionais, a produção das lãs de Azurara diversificou e penetrou nos circuitos da moda.  A manufatura de camisolas de lã e de outras peças de vestuário (gorros, meias, luvas), sobretudo em Azurara, é uma atividade com séculos de existência, atividade que procurava responder às necessidades de marinheiros e pescadores, produzindo grossas camisolas, gorros e meias - apropriadas para as noites frias do mar - e luvas de um só dedo (adaptação para facilitar os trabalhos da pesca). Posteriormente, mantendo-se fiel às técnicas tradicionais, a produção das lãs de Azurara diversificou e penetrou nos circuitos da moda.

 

  • Miniaturas de barcos
    As miniaturas de barcos são belíssimas obras de artes, reproduzindo todo o tipo de pormenores com enorme exatidão. Desde caravelas da época dos Descobrimentos a embarcações tradicionais de pesca, estes artesãos conseguem-lhes dar vida, criando, desta forma, interessantes peças de artesanato.

 

  • Mantas e tapetes de Trapo
    As mantas e tapetes de trapo são tecidos em teares rudimentares de madeira, a partir de tiras de farrapo na freguesia de Rio Mau, e de lã na freguesia de Fornelo, por hábeis tecedeiras que produzem belas mantas e tapetes de cores variadas.
Fundo
Acessibilidade
Feed RSS
Como Usar
Sugestões
Mapa do Site
POS-C
União Europeia - FEDER
Powered by NetMunicipio